novembro 19, 2008

Ecoturismo & Lazer

Andar a pé, mergulhar, cavalgar, escalar - esses são os verbos mais praticados pelos adeptos do ecoturismo, uma modalidade de turismo ainda nascente no Brasil. A busca de uma integração maior com a natureza, o abandono dos divertimentos programados dos grandes centros urbanos e o desejo de liberdade e aventura levam milhares de pessoas aos parques nacionais e estaduais, a trilhas abertas em zonas de florestas ou a expedições no fundo do mar.

Caminhada da vila até a praia - são 3km de caminhada leve pela própria estrada, no percurso pode-se conhecer o poção - revitalizado recentemente pelos moradores, canteiros e jardineiras agora decoram esse local muito utilizado no dia-a-dia dos nativos. Seguindo pela estrada se passa pelas dunas e coqueirais até chegar ao acesso as barracas, passando a ponte pode-se tomar banho no rio e chegar a praia onde estão todas as outras barracas.

Banho de rio e mar - Essa é a combinação ideal para passar o dia em contato com a natureza. Podendo passar o dia na praia, lembrando sempre que a exposição solar e mar pode deixar marcas na pele vá para o sol apenas com proteção solar de fator 30, no mínimo. E no final de tarde tomar banho de rio. A água doce e a vegetação ribeirinha completam um cenário tranqüilo, que devolve a paz interior e também é muito relaxante.


Dunas - uma extensa área em ótimo estado de conservação. com diversidade de flora e fauna de grande importancia ecológica. É considerado o segundo maior cordão de dunas do país. Seu isolamento manteve a região preservada, o que é raro para ambiente de dunas no litoral baiano. As dunas de Massarandupió são uma ótima opção para admirar o pôr-do-sol ou noite de lua cheia. Ressaltando que por se tratar de um ecossistema muito frágil é PROIBIDO o tráfego de qualquer tipo de veículo motorizado.

Trekking pela praia -
de Massarandupió à Praia do Forte - Começando na pequena Vila de Massarandupió, a trilha segue em direção ao sul por uma sequência de praias quase desertas, não fosse a presença de alguns vilarejos de pescadores. O caminho ainda atravessa o Rio Sauípe e Imbassaí e passa por pontos de desova das tartarugas marinhas. Ao final do passeio, conheça o Papa Gente: uma piscina natural no meio do mar, ótima para a prática do snorkeling. O roteiro leva um dia e meio e pode-se dormir nas pousadas em Imbassaí. Extensão: 39 km Tempo: 13 horas

Massarandupió conta com uma natureza exuberante que proporciona várias opções de lazer, sempre zelando a preservação à natureza. Para tal é sempre importante lembrar:

*
A natureza deve seguir seu curso próprio. Evite usar seu carro, moto ou quadricíclo na área da praia. Jamais abra clareiras para acampar, nem "ajeite" elementos, como pedras e troncos, para aumentar seu conforto. Se precisar fazer isso por segurança, retorne tudo ao seu lugar em seguida.

*
Carregue um saco plástico para retornar à civilização todo o lixo que produzir, inclusive restos de comida e latas. Sempre que for acampar, os dejetos devem ser enterrados a pelo menos 30 metros de fontes, cursos d'água e trilhas.

*
Nunca arranque flores, nem colete conchas, sementes e pedras do caminho. A simples passagem de pessoas por um lugar já acarreta impactos ambientais, provocando erosões na trilha e espantando animais. Não piore isso ainda mais.

*
Procure harmonizar-se com a natureza. Não faça barulho desnecessário, som alto de carros devem ser evitados (use fones de ouvido para escutar música de sua preferência).

Tomando esses cuidades vamos melhorando a infra-estrutura e tirando melhor proveito da magnífica natureza desta praia tão especial.