novembro 17, 2008

Breve história

A origem de Massarandupió, segundo os registros do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, data da época dos índios da tribo dos Massarandupiós que teriam habitado onde hoje se encontra o povoado.













Massaradupió pertence ao município de Entre Rios, no Litoral Norte do Estado da Bahia e se localiza cerca de 100 Km de Salvador. O acesso é pela Linha Verde - BA 099 - Km 88.

A Praia de Massarandupió é formada por dunas, riachos sem poluição, vastos coqueirais e está localizada no centro da Área de Proteção Ambiental - APA Litoral Norte criada pelo Decreto Estadual n°. 1.046, de 1992, sob controle do CRA e IBAMA. Fazem parte deste ecossistema: as restingas, as dunas, os coqueirais, as pastagens, as áreas úmidas (brejos, lagoas) e os manguezais em estuários, que se não forem preservados tendem a desaparecer.

A praia de Massarandupió, situada no coração da Zona de Proteção Ambiental do litoral norte da Bahia, possui faixa litorânea de cerca de 8 km de extensão de rara e quase intocada beleza. A paisagem é encantadora: com mar limpo e ondas fortes, pássaros, dunas e coqueirais, todos os anos acontece desova de tartarugas. O local tem cerca de dois quilômetros reservados para a prática do naturismo.

Hoje a AMAM - Associação dos Moradores e Amigos de Massarandupió trabalha para o fortalecimento da comunidade, apoiando e incentivando o artesanato da piaçava e todas as festas tradicionais, como: o Carnaval, a Semana Santa, o Campeonato de Surf, o São João em junho, a Independência em setembro, o Abertura do Verão, a Padroeira em dezembro e o Reveillon, no fim do ano.

E sempre importante lembrar que Massarandupió não é exclusivamente para naturista, é apenas uma pequena extensão de praia destinada ao naturismo.

Não deixe de conhecer esse paraíso entre Rio e Mar!