novembro 29, 2008

Tartarugas Marinhas em Massarandupió

A paisagem encantadora: com mar limpo e ondas fortes, pássaros, dunas e coqueirais, é também área de proteção ambiental. Lá acontece, anualmente, desova de tartarugas marinhas. São inúmeros pontos que o projeto TAMAR identifica e acompanha com muito cuidado.

Na época da postura, as tartarugas as vezes nadam milhares de quilômetros até a praia onde nasceram, para nidificar. Com as nadadeiras posteriores, elas escavam um buraco na areia, que pode atingir 75cm de profundidade. Ali colocam os ovos. Em seguida, cobre o buraco com areia, e retorna ao mar. Os ovos eclodem dois a três meses depois, e os filhotes escalam as paredes para sair do buraco. Seu destino agora é o mar. Deslocando-se pela praia o mais rapidamente possível, as pequenas tartarugas lutam para alcançar as águas. No caminho que as separa do mar, muitos inimigos as esperam. Os agressores mais comuns são as aves aquáticas, mas até cachorros e lagartos estão entre seus predadores. A mortalidade é alta, e aquelas que conseguem alcançar o mar não estão a salvo, pois vão ainda enfrentar outros perigos.

Segundo o TAMAR de cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade. Os obstáculos naturais que eles enfrentam, mesmo quando se tornam juvenais e adultos, são impressionantes. Mas o principal predador ainda é o homem, o maior responsável pelo risco de extinção sofrido pelas tartarugas marinhas.

Em Massarandupió temos que evitar ao máximo o transito de veículos na áreia da praia, que pode aumentar a mortalidade nos ninhos de tartarugas pois a compactação da areia impede a subida dos filhotes em direção ao mar e o risco de atropelamento é constante. É super importante que todos os visitantes desse paraíso tenham consciencia e não transitem com seus Jeeps, 4x4, motos e carros nas areias de Massarandupió!

O TAMAR atua na região há anos, o biólogo responsável é Frederico Tognin, que fica na Base Costa do Sauípe - tel: +55 (71) 21048644. E em Massarandupió Sr. Dico e Ledinho dão todo apoio. Qualquer coisa entrem em contato com eles.